O Núcleo de Medicina e Práticas Integrativas (NUMEPI) foi constituído originalmente pela parceria entre os núcleos departamentais da Escola Paulista de Medicina – Campus São Paulo: Núcleo de Cuidados Integrativos (NUCI) do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia – coordenado pela Profa. Dra. Sissy Veloso Fontes, Prof. Dr. Acary Souza Bulle Oliveira e Profa. Dra. Débora Amado Scerni e, o Núcleo de Medicina Antroposófica (NUMA) do Departamento de Obstetrícia, coordenado pela Profa. Dra. Mary Uchiyama Nakamura; sendo aprovado, pelos colegiados universitários, para compor a grade de núcleos da Pró-reitoria de Extensão e Cultura – PROEC da UNIFESP, em 2011. O NUMEPI é um núcleo da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Unifesp com constituição interdepartamental e interdisciplinar, que visa agregar profissionais de diversas áreas envolvidas com as práticas de ensino, pesquisa, extensão e assistência alinhadas à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) - Portaria no. 971 de 03 de maio de 2006, que inclui as práticas da Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterápicas, Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica e Termalismo Social e Crenoterapia; e - Portaria Nº 849, de 27 de março de 2017, que expande para o total de 29 Práticas Integrativas e Complementares (PIC’s) reconhecidas e ofertadas pelo SUS, incluindo, além das 5 (cinco) anteriores, mais 24 (vinte e quatro) práticas integrativas e complementares (PIC´s): apiterapia, aromaterapia, arteterapia, ayurveda, biodança, bienergética, constelação familiar, cromoterapia, dança circular, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, ozoneoterapia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa, terapia de florais, e yoga; e, mais recentemente alinhado à Política Nacional de Promoção de Saúde (PNPS) - Portaria no. 2442 de 11 de novembro de 2014, a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB); Portaria no. 2.446/GM/MS de 11 de novembro de 2014; e Portaria no. 2.761/GM/MS de 19 de novembro de 2013 - Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS), que objetiva valorizar, além das práticas integrativas e complementares, os saberes populares e tradicionais, incluindo a formação e educação permanente desses temas, alimentação adequada e saudável, práticas corporais e atividades físicas, promoção de mobilidade segura, promoção da cultura de paz e dos direitos humanos, promoção do desenvolvimento sustentável, dentre outros do SUS do Ministério da Saúde.